domingo, janeiro 20, 2013

Dupla Proteção Auditiva (Tipo Inserção e Concha)


Protetor Auditivo do Tipo Inserção + Protetor Auditivo do Tipo Concha

Devido à inexistência de uma Norma Brasileira de Recomendações para Seleção, Uso, Cuidados e Manutenção de Protetores Auditivos e da necessidade das empresas, usuárias de Protetores Auditivos de possuírem este tipo de informação, nos valem as normas internacionais para este fim.
Assim, o item 5.3.5 da norma Européia EN 458 sobre Recomendações, Seleção e Uso de Protetores Auditivos, tem o seguinte texto quanto ao uso de proteção dupla:
“Trabalhar em condições de ruído muito alto pode requerer proteção maior do que o uso individual de protetores tipo concha ou protetores auditivos de inserção usados sozinhos. A atenuação da combinação não é a soma das atenuações individuais dos protetores. Algumas combinações podem até reduzir a proteção. Recomendações qualificadas deverão ser procuradas considerando-se a habilidade de uma proteção combinada fornecer maior atenuação. Se dados de atenuação da combinação estiverem disponíveis, estes produtos deverão ser preferidos.”
Conhecemos várias recomendações dadas por regras práticas para o caso de uso de proteção dupla, mas é importante notar que o uso de proteção dupla irá aumentar de 5 a 10 dB na atenuação (NRR) do protetor de maior valor de atenuação (Nixon e Berger, 1991- Hearing Protection devices – Handbook of Acoustical Measurements and Noise Control – 3a. Edição – NY; McGraw-Hill, Inc., pp. 21.1 – 21.24).

Devemos levar em consideração que os ensaios de NRR (Estados Unidos) e SNR(Europa) levam a valores de atenuação obtidos em laboratório e como nas condições reais de uso os cuidados de colocação, as frequências do ruído, assim como o treinamento dos usuários são diferentes dos parâmetros usados nos ensaios de laboratório, a real atenuação do protetor auditivo poderá ser bem menor do que a medida em laboratório. Portanto, o treinamento aos usuários deve ser sempre realizado, para assegurar a vedação apropriada deste EPI, melhorando o seu bom desempenho em atenuar o ruído externo, tentando aproximar os valores durante o uso real aos valores de laboratório.


Não existe nenhuma recomendação de redução no valor de atenuação para uso dos protetores simultaneamente (concha + inserção). Portanto, se seguirmos as recomendações de redução do valor do NRR do NIOSH e nos basearmos na pior situação, ou seja, fizermos a redução de 50% (protetor de espuma moldável) no valor de laboratório (41dB), teremos uma atenuação de 20,5 dB para o uso conjunto de protetores auditivos. Se utilizarmos a recomendação de redução do valor do NRR de 25% para protetores auditivos Tipo Concha, teremos uma atenuação de 31 dB para o uso conjunto de protetores auditivos.

Como sabemos, existem diversas recomendações feitas por diferentes órgãos regulamentadores nos Estados Unidos. Por outro lado, todas estas recomendações (como do NIOSH) somente surgiram em virtude de se perceber que poderiam ocorrer perdas auditivas em indivíduos expostos, com base nas recomendações até então usadas.


IMPORTANTE: Os protetores auditivos devem ser utilizados de forma cautelosa, a fim de não superestimarem a proteção. Caso o nível de ruído seja muito alto, procure manter, dentro do possível, o funcionário o menor tempo possível na área ruidosa enquanto medidas de proteção coletiva estejam sendo providenciadas, conforme determina as normas brasileiras.


Fonte de pesquisa: Manual de Conservação Auditiva - 3M



Nenhum comentário:

Postar um comentário